agronegócio

São Sepé aposta no potencial da uva

José Mauro Batista

Foto: Leandro Ineu (Divulgação)
Produtor Leonardo Schaf cultiva dois hectares de uva em Coxilha Verde, no interior do município, e estuda fabricar azeite

Produtores de uva de São Sepé terão mais uma alternativa de renda com a diversificação de produtos extraídos dos parreirais. Além da uva in natura e de sucos, vinhos, geleias e cucas, a Associação dos Vitivinicultores do município quer incentivar a produção de óleo.

Fabricado a partir da trituração das sementes, o óleo de uva é um derivado ainda pouco difundido no Brasil. Sua utilização pode ser tanto na culinária, na forma de azeite, como na indústria da beleza. O produto é rico em propriedades que fazem bem à saúde, como o ômega 3. Com o refino, o óleo adquire sabor e aromas característicos.

A associação que reúne os produtores em São Sepé já realizou uma reunião para discutir a cadeia produtiva da uva, incluindo todos os aspectos da produção, como variedades, maquinários e custos.

Primeiro presidente da Associação dos Vitivinicultores Sepé Tiaraju, o produtor Leonardo Schaf, 57 anos, planta dois hectares de uva na localidade de Coxilha Verde, no interior de São Sepé, e está empolgado com a possibilidade de ampliar a produção. Ele conta que plantava uva há anos, mas, como negócio, o cultivo tem apenas sete anos.

- Tivemos uma reunião para discutir a produção de vinho colonial e de azeite e para tratar da questão dos agrotóxicos. Existe a possibilidade de a gente produzir azeite da semente e outros produtos da casca. Nada da uva será desperdiçado, tudo será reaproveitado. Já venho plantando há tempos, mas não tinha essa motivação - diz Schaf, que já visitou parreirais em outros municípios, como Jaguari, para conhecer mais sobre o assunto.

ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DÁ INCENTIVO
A Associação dos Vitivinicultores surgiu em 2014 e, com ela, a cidade ganhou a primeira edição da Festa da Uva, evento que reúne, anualmente, produtores do município.

O evento, que já vai para a quinta edição este ano, serviu para impulsionar a vitivinicultura em São Sepé.

- A partir daí, as coisas começaram a deslanchar - lembra o produtor Leonardo Schaf, idealizador da Festa da Uva.

Para o prefeito Léocarlos Girardello (PP), São Sepé tem todas as condições de ampliar a sua participação no mercado envolvendo a uva.

- Os produtores estão ampliando a área de plantio, que, hoje, deve estar em cerca de 30 hectares - diz Girardello.

Atualmente, em torno de 22 famílias vivem da produção de vinho e outros derivados da uva no município.

Por meio da associação, os vitivinicultores têm acesso a palestras e assistência técnica. No ano passado, por exemplo, técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) abordaram as técnicas de cultivo de parreiras e dos derivados da uva.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Eleição da nova gestão do comitê da bacia hidrográfica dos rios Vacacaí e Vacacaí-Mirim é sexta

Santa Maria fica com índice de retorno do ICMS provisório para 2020 estável sobre 2019 Próximo

Santa Maria fica com índice de retorno do ICMS provisório para 2020 estável sobre 2019

Economia