Foto: Leandro Ineu (Divulgação)
Produtor Leonardo Schaf cultiva dois hectares de uva em Coxilha Verde, no interior do município, e estuda fabricar azeite
Produtores de uva de São Sepé terão mais uma alternativa de renda com a diversificação de produtos extraídos dos parreirais. Além da uva in natura e de sucos, vinhos, geleias e cucas, a Associação dos Vitivinicultores do município quer incentivar a produção de óleo.
Fabricado a partir da trituração das sementes, o óleo de uva é um derivado ainda pouco difundido no Brasil. Sua utilização pode ser tanto na culinária, na forma de azeite, como na indústria da beleza. O produto é rico em propriedades que fazem bem à saúde, como o ômega 3. Com o refino, o óleo adquire sabor e aromas característicos.
A associação que reúne os produtores em São Sepé já realizou uma reunião para discutir a cadeia produtiva da uva, incluindo todos os aspectos da produção, como variedades, maquinários e custos.
Primeiro presidente da Associação dos Vitivinicultores Sepé Tiaraju, o produtor Leonardo Schaf, 57 anos, planta dois hectares de uva na localidade de Coxilha Verde, no interior de São Sepé, e está empolgado com a possibilidade de ampliar a produção. Ele conta que plantava uva há anos, mas, como negócio, o cultivo tem apenas sete anos.
- Tivemos uma reunião para discutir a produção de vinho colonial e de azeite e para tratar da questão dos agrotóxicos. Existe a possibilidade de a gente produzir azeite da semente e outros produtos da casca. Nada da uva será desperdiçado, tudo será reaproveitado. Já venho plantando há tempos, mas não tinha essa motivação - diz Schaf, que já visitou parreirais em outros municípios, como Jaguari, para conhecer mais sobre o assunto.
ASSOCIAÇÃO DE PRODUTORES DÁ INCENTIVO
A Associação dos Vitivinicultores surgiu em 2014 e, com ela, a cidade ganhou a primeira edição da Festa da Uva, evento que reúne, anualmente, produtores do município.
O evento, que já vai para a quinta edição este ano, serviu para impulsionar a vitivinicultura em São Sepé.
- A partir daí, as coisas começaram a deslanchar - lembra o produtor Leonardo Schaf, idealizador da Festa da Uva.
Para o prefeito Léocarlos Girardello (PP), São Sepé tem todas as condições de ampliar a sua participação no mercado envolvendo a uva.
- Os produtores estão ampliando a área de plantio, que, hoje, deve estar em cerca de 30 hectares - diz Girardello.
Atualmente, em torno de 22 famílias vivem da produção de vinho e outros derivados da uva no município.
Por meio da associação, os vitivinicultores têm acesso a palestras e assistência técnica. No ano passado, por exemplo, técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) abordaram as técnicas de cultivo de parreiras e dos derivados da uva.